Uma nova “pneumonia desconhecida” que é potencialmente mais letal que o novo coronavírus matou mais de 1.700 pessoas este ano no Cazaquistão, país localizado na Ásia Central, de acordo com um aviso emitido por autoridades chinesas nesta quinta-feira(9).
“O Departamento de Saúde do Cazaquistão e outras agências estão realizando pesquisas comparativas e ainda não definiram a natureza do vírus da pneumonia”, afirmou a Embaixada da China no Cazaquistão em comunicado aos cidadãos locais.
Novos casos da pneumonia não identificada vêm aumentando significativamente desde meados de junho em todo o país, disse a embaixada, acrescentando que em alguns lugares, as autoridades estão relatando centenas de novos casos por dia.
Até agora, o aumento está concentrado nas regiões de Atyrau, Aktobe e Shymkent, que juntas têm quase 500 novos casos e mais de 30 pacientes gravemente doentes, disse o comunicado da embaixada, citando a imprensa local.
A nova doença matou 1.772 pessoas este ano, algumas das quais eram cidadãos chineses, segundo a embaixada. 628 dessas mortes ocorreram apenas em junho. “Esta doença é muito mais letal que o Covid-19”, afirmou o comunicado.